ilhadenotícias - #anuncie!
whatsapp

(18) 99132.5461

Qual a sua avaliação do Governo Otávio Gomes?

Ótimo - 6.5%
Bom - 11.5%
Regular - 15%
Ruim - 17.8%
Péssimo - 49.3%

Total de Votos: 400
The voting for this poll has ended ligado: 22 Jul 2018 - 00:00

Com 100 dias sem chuva, Ilha tem uma das maiores secas da história

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

"Amarelo" do mato seco já domina paisagem 

 

Ilha Solteira completa nesta quarta-feira (11), cem dias sem chuva. É uma das maiores secas da história, considerando o período que vem sendo monitorado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP.

A última chuva em Ilha Solteira, com volume superior à dez milímetros, foi registrada no dia 1º de abril, há exatos cem dias. É um dos maiores períodos sem chuva da história. O maior foi registrado em 2010, quando não choveu durante 141 dias seguidos.

De acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação, até chegou a chover nos últimos cem dias. Mas em volume pequeno, insuficiente para recuperar a água do solo. Com poucas horas de sol, ela se evapora. Por isso, o órgão só considera como chuva as de volume superior a dez milímetros, que não ocorreu nenhuma vez no período.

O professor Fernando Braz Tangerino Hernandes, da UNESP de Ilha Solteira, informa que o longo período de estiagem, que este ano começou mais cedo na região, já reflete na produtividade do campo, como na produção de cana-de-açúcar. “Este ano, a produtividade já caiu. E para o ano que vem já está comprometido, pela impossibilidade de fazer a renovação do canavial. Nenhuma usina vai conseguir cumprir essa meta, porque o solo não apresenta condições para esse preparo, para esse plantio.

As pastagens também vem sendo fortemente atingidas. Hoje, o amarelo do mato seco é dominante na paisagem, comprometendo a alimentação de rebanhos.


Chuva – Mais do que o longo período sem chuva, o volume registrado até agora também é menor do no primeiro semestre do passado. Este ano, até junho, choveu o equivalente a 538 mmm, quase 1/3 a menos do que em 2017, quando choveu o equivalente 723 mm.

E o tempo seco deve continuar. De acordo com o site www.tempoagora.com.br, não há previsão de chuva, pelo menos, até o próximo dia 20 de julho.


Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome


O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

 

Google+